Pagamento obrigatório
Toffoli suspende redução no valor do DPVAT
Presidente do Supremo Tribunal Federal derrubou decisão que reduzia em até 85,4% o valor do seguro para veículos em 2020
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, suspendeu na terça (31) a redução no valor do DPVAT que passa a vigorar a partir deste dia 1º de janeiro de 2020.
Os valores do seguro obrigatório pago por todo proprietário de veículo automotor havia sido revisados após proposta da Superintendência de Seguros Privados (Susep) acatada pelo Conselho Nacional dos Seguros Privados (CNSP). Com isso, motos e carros passariam a pagar R$ 12,30 e R$ 5,23, respectivamente. As cifras representam uma queda de 67,7% e 85,4% a menos do que o cobrado até então. Ônibus e caminhões também haviam sido beneficiados com quedas nos preços do DPVAT.
A decisão de Dias Toffoli foi tomada a partir de reclamação da Seguradora Líder (gestora do DPVAT) ao STF. Conforme a Líder, a redução no valor seria uma forma de burlar decisão do próprio Supremo que impediu a extinção do pagamento. Conforme a seguradora, a cobrança "irrisória" seria insuficiente para bancar os custos dos serviços prestados aos motoristas envolvidos em acidentes.
Toffoli acolheu a argumentação da Seguradora Líder e determinou a notificação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a suspensão da redução dos valores do DPVAT.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário